terça-feira, 26 de agosto de 2014

Centro POP – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua


O Centro POP - Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua é uma unidade pública e estatal voltada, especificamente, para o atendimento especializado à população em situação de rua, diferentemente do CREAS que atua com diversos públicos. O Centro POP é uma unidade de referência da PSE de média complexidade e é regido pelo Decreto nº 7.053/2009, que Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e pela Tipificação nacional de Serviços Socioassistenciais. Junto com este serviço também pode ser ofertado o Serviço de Abordagem Social, que em muitos Municípios de pequeno e médio porte funciona no CREAS.

Atualmente existem 130 unidades do Centro POP espalhadas pelo Brasil. O acesso pode ser feito indo diretamente à unidade ou por identificação e encaminhamento de outros serviços da Rede de Assistência Social, das demais políticas públicas setoriais e órgãos do Sistema de Garantia de Direitos. A proposta do Centro POP é proporcionar um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade, respeito e proporcionar vivências para o alcance da autonomia, estimular a organização, a mobilização e a participação social.

Os moradores de rua, ao serem encaminhados, tem acesso à documentação (caso não possuam), ao lanche, às oficinas socioeducativas dentro da unidade e também ao atendimento psicossocial, de modo a ser feito o processo de saída da rua. Podem ficar lá durante todo o horário de funcionamento da unidade e participar das atividades lá desenvolvidas. A Unidade deve funcionar necessariamente nos dias úteis, no mínimo 5 dias por semana, durante 8 horas diárias, com toda a equipe profissional necessária para assegurar o bom funcionamento do Serviço. Na equipe deve existir um Coordenador, dois Assistentes Sociais, dois Psicólogos, um técnico de nível superior, quatro profissionais de nível superior ou médio e dois auxiliares administrativos. Unidades que ofereçam alimentação devem contar com cozinheiro, nutricionista, etc.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre a População em Situação de Rua, realizada em 2008, a principal razão pela qual essas pessoas estão em situação de rua é a dependência de álcool e outras drogas. É o que afirma também Rafael Resende, que está a frente da Coordenadoria de Proteção da População de Rua, situada no CREAS de São João del-Rei. Essa coordenadoria oferece na cidade os serviços do Centro POP e é co-financiado por ele, conforme previsto na NOB SUAS 2005. Segundo o coordenador, a cidade ainda não apresenta demanda para a implantação de um Centro POP. Dentro das dificuldades apontadas por ele durante o atendimento da população de rua, a principal se decorre pela resistência da pessoa para querer sair dessa condição.

Assista ao vídeo e confira na íntegra a entrevista com Rafael Resende, Coordenador da Coordenadoria de Proteção da População de Rua do CREAS de São João del-Rei e veja como funciona esse serviço na nossa cidade.

Para mais informações acesse o portal do MDS referente ao Centro POP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário