terça-feira, 5 de agosto de 2014

Programa Acadêmico de intercâmbio Internacional (PAINT) - UFSJ


O Programa Acadêmico de Intercâmbio Internacional da Universidade Federal de São João Del-Rei (PAINT) é um programa de intercâmbio destinado a alunos de graduação de todos os cursos da UFSJ, que funciona de forma independente do Programa Ciência sem Fronteiras. Os alunos interessados em realizar o intercâmbio fazem sua inscrição e, se selecionados, são enviados para estudar em uma das universidades parceiras da UFSJ. Essa forma de inserção internacional é realizada através de acordos de trocas acadêmicas. A Universidade Federal de São João del-Rei tem parcerias com 38 universidades, sendo 5 na Alemanha, 4 na Argentina, 1 na Áustria, 1 no Canadá, 2 no Chile, 3 na Colômbia, 2 em Cuba, 1 na Espanha, 3 nos Estados Unidos, 3 na França, 1 na Holanda, 1 na Inglaterra, 1 na Irlanda, 2 na Itália, 1 no México, 1 em Moçambique e 6 de Portugal. O tipo de acordo estabelecido varia em cada uma dessas universidades, e o tipo de convênio da UFSJ com cada uma delas pode ser conferido na página oficial da Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN).

A inscrição dos alunos interessados deve ser realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelo edital correspondente. O edital 1/2014 determina que os alunos interessados devem estar matriculados em um dos cursos especificados para as vagas disponíveis, que variam de acordo com cada universidade, além de estar regularmente matriculado no semestre letivo correspondente, ter Coeficiente de Rendimento maior que 7,5, ter completado 40% da carga horária exigida pelo seu curso, atender as exigências linguísticas do país anfitrião e cursar, após o retorno do intercâmbio, pelo menos uma unidade curricular na UFSJ.

Não há obrigatoriedade de recebimento de auxílio pelos alunos selecionados pelo PAINT. Os alunos intercambistas que não receberem auxílio podem arcar com as despesas de transporte aéreo e terrestre e manutenção no país anfitrião. Caso não tenham condições financeiras para arcar com esses gastos devem assinalar em campo específico do formulário eletrônico de inscrição, e, assim, será inscrito em um processo de análise socioeconômica. Os valores que podem ser recebidos pelo aluno são especificados no edital.

Para conhecermos melhor o programa entrevistamos o aluno Paulo Carvalho, do curso de Jornalismo, que foi selecionado no edital 1/2014 e viajará, ainda essa semana, para Portugal. Nessa entrevista ele fala sobre o processo de seleção, os auxílios recebidos e sobre o Programa de Intercâmbio. Não deixe de conferir a entrevista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário