terça-feira, 24 de junho de 2014

Greve dos profissionais da Educação do Municipio - Parte 2


No dia 27 de maio, o Blog No Pé da Política entrevistou Gorete Oliveira, uma das representantes do Sind-UTE. Na ocasião, a entrevistada falou sobre as reivindicações da categoria que desencadeou na paralisação de 20 dias dos professores e de outros trabalhadores da educação da cidade. Apesar do retorno às atividades, a categoria se mantém em “estado de greve” e em diálogo contínuo com a Prefeitura Municipal em busca de novas conquistas salariais e a possibilidade de formulação do plano de carreira.

A Prefeitura Municipal de São João del-Rei também se manifestou sobre o assunto. Em entrevista ao Blog, o Prefeito Helvécio Reis declarou que foi entregue aos trabalhadores, no último dia 31 de maio, a proposta da Prefeitura Municipal para a categoria, conforme havia sido prometido às lideranças do movimento ao término da paralisação. Informou também, que o Projeto de Lei que regulamenta o plano de carreira dos professores está em fase final de elaboração e em breve será enviado à Câmara Municipal. Na oportunidade, abordou questões como a defasagem salarial dos professores municipais e de outras categorias; a adesão do município aos programas do Governo Federal e do Governo Estadual para Educação; construção de novas escolas, creches e a melhoria da infraestrutura das escolas municipais já existentes; e os planos de sua gestão para investimentos futuros na Educação Municipal.


Com as negociações entre o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) – Subsede São João del-Rei – e a Prefeitura Municipal , é importante analisar o histórico dos fatos que desencadearam na greve de acordo com a  visão da categoria, mas sem deixar de lado as soluções e melhorias propostas pelo Prefeito.Para isso confira o vídeo da entrevista completa concedida por  Helvécio ao Blog No Pé da Política.



Nenhum comentário:

Postar um comentário