terça-feira, 3 de junho de 2014

Rede de Atenção Psicossocial – parte II



A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) tem como principais objetivos: ampliar o acesso da população em geral à atenção psicossocial; garantir a livre circulação das pessoas com problemas mentais pelos serviços, pela comunidade e pela cidade; e garantir a integração e articulação dos pontos de atenção das redes de saúde no território. Articulando desde a atenção básica em saúde, até estratégias de desinstitucionalização e reabilitação psicossocial, a RAPs se configura como uma estratégia importante na manutenção dos serviços e no atendimento à população.

Na entrevista acima, realizada com a atual Coordenadora do CAPS del-Rei, Luiza de Marilac Vale Portella, buscou-se compreender como a RAPS está funcionando atualmente em São João Del Rei e quais pontos ainda precisam ser melhorados. Luiza dá enfoque maior ao CAPS e ao seu trabalho de suporte àqueles com transtorno ou sofrimento mental, incluindo aqueles provenientes do uso nocivo de crack, álcool e outras drogas. Porém, ainda não foram implementados na região Centros de Atenção Psicossocial especializados ao tratamento de álcool e drogas (CAPs AD) ou especializados em atendimento infantil (CAPS i), o que dificulta o funcionamento ideal da rede.

Sobre os demais componentes da RAPS, estão presentes no projeto a articulação entre Atenção Básica em Saúde, Atenção Psicossocial Especializada, Atenção de Urgência e Emergência, Atenção Residencial de Caráter Transitório, Atenção Hospitalar, Estratégias de Desinstitucionalização e Reabilitação Psicossocial. Através destes serviços, espera-se consolidar um modelo de atenção aberto e de base comunitária.

Mesmo não contando ainda com todas as unidades que compõe tecnicamente a RAPS, Luisa comenta que os serviços que estão em funcionamento atualmente possuem uma articulação fraca e uma comunicação insuficiente. Além disso, ainda se faz preciso o treinamento dos profissionais para o trabalho em rede e a conscientização da população acerca dos serviços ofertados e do seu funcionamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário