terça-feira, 7 de outubro de 2014

UPAs- Unidades de Pronto Atendimento

A criação da Upa faz parte de um programa da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada no ano de 2003 pelo Ministério da Saúde e amparada na Lei complementar Nº 320/2014, que prevê para esta unidade a realização de procedimentos médicos de baixa e média complexidade, com ênfase no atendimento de urgência definido através do protocolo de Manchester. A lei delimita ainda alguns serviços mais básicos como a emergência em clínica médica, pediátrica, e a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos. A UPA (Unidades de Pronto Atendimento) foi inaugurada na cidade de São João del-Rei em 2011 com um investimento de 4,2 milhões, sendo desta verba 3 milhões destinados para a construção da unidade e 1,2 milhões para a aquisição de equipamentos. Localizada na Rua Marechal Ciro-Espirito Santo Cardoso no bairro Caeiras, a Unidade tem sido desde sua abertura um divisor de opiniões sobre as políticas publicas de saúde na cidade.

O atendimento é oferecido 24 horas por dia e todos os dias da semana, seguindo a regra de prioridades definida pelo protocolo, onde o paciente é classificado através de um sistema de cores: as situações de alto risco são definidas pela cor vermelha, enquanto a amarela diz respeito a casos médios e a verde/azul aos casos considerados mais leves. A UPA conta hoje com um corpo de 270 funcionários, sendo dentre eles profissionais contratados desde 2011 que atuam em diversas áreas do atendimento; estima-se que são atendidos diariamente na unidade em torno de 250 pessoas. Além do pronto atendimento, a UPA tem ampliado sua atuação no campo através da conscientização e prevenção, informando as pessoas sobre programas de combate ao fumo e ao suicido, entre outros movimentos relacionados à questão de cuidados à saúde. Com esse modelo de incentivo e conscientização a UPA amplia a preocupação com a questão da saúde lançando-a como pano de fundo para uma ação efetiva de prevenção na sociedade.  A unidade hoje atende além da cidade de São João del-Rei outros 17 municipios da região do campo das vertentes e sua manutenção tem um investimento mensal tripartite do Governo Federal e estadual e da Prefeitura municipal.

Como todo procedimento que surge dentro das perspectivas da saúde publica, a UPA tem sido foco de muitas polêmicas desde sua inauguração. Reclamações sobre o tempo de espera são recorrentes desde a implantação da unidade na região, ainda que muitas vezes o atendimento venha sendo apontado como de boa qualidade e satisfatório para a maioria das pessoas que fizeram e fazem uso deste serviço. O que se sabe, no entanto, é que muitos reconhecem os benefícios do atendimento para a população e que por mais que haja alguns vieses como tempo de espera, o trabalho é feito de forma satisfatória na unidade, o que é uma consideração relevante a se fazer em virtude ao grande número de pacientes em relação ao número de médicos e enfermeiras contratados. Um projeto da UPA foi realizado recentemente como uma pesquisa de opinião sobre os atendimentos na unidade e o que foi constatado é que só no último mês 66,27% dos usuários classificaram o atendimento geral da Unidade como bom e 20,48%, consideraram o atendimento ótimo.

Desde o dia 13 de agosto de 2014 a Unidade de Pronto Atendimento esta sob nova gestão, atualmente coordenada pela enfermeira Carolina Moreira de Oliveira, especialista a 7 anos em  Terapia Intensiva e Enfermagem em Urgência e Emergência. O trabalho prossegue agora, neste ano de 2014, com nova gestão e adesão de procedimentos em que os usuários podem avaliar o atendimento e funcionamento da unidade; busca-se com isso analisar as propostas de ampliação e aprimoramento do trabalho da UPA, para que a mesma acompanhe os progressos nas políticas publicas de saúde que se encontra em um constante processo de construção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário