terça-feira, 7 de maio de 2013

Arte, Filosofia, Sociologia e Espanhol - Disciplinas Obrigatórias




De acordo com o artigo 26º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB, “os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada (...) por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”. A base nacional comum é composta pelo estudo da “língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil” bem como o ensino da arte e educação física.

Algumas disciplinas, bem como alguns conteúdos citados no vídeo, passaram então a fazer parte da grade curricular obrigatória a serem ministrados nas escolas. Desde 2008, as disciplinas de filosofia e sociologia, cujo objetivo seria estimular o desenvolvimento do espírito crítico entre os alunos, tornaram-se obrigatórias na base nacional comum dos currículos de ensino médio, conforme a lei 11.684. Esta lei altera o artigo 35 da LDB, que prevê “domínio dos conhecimentos de Filosofia e de Sociologia pelos egressos do ensino médio para o pleno exercício da cidadania”, visto que, dessa forma, não ficava clara a obrigatoriedade de ensino dessas matérias.

No entanto, no que diz respeito a parte diversificada do currículo, conforme §5º “será incluído, obrigatoriamente, a partir da quinta série, o ensino de pelo menos uma língua estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, dentro das possibilidades da instituição.”

Em 2005, a oferta da disciplina de espanhol nas escolas de ensino médio passou a ser obrigatória, conforme a Lei 11.161. No entanto cabe ao aluno, na hora da matrícula, optar por fazer ou não a disciplina. Caso opte por se matricular nas aulas de espanhol, deverá cumprir a carga horária completa.

De acordo com esclarecimento da Analista Educacional da Superintendência Regional de Ensino de São João del Rei, Márcia Moreira, uma disciplina de língua estrangeira é obrigatória no currículo escolar do aluno, a segunda é obrigatória na oferta por parte da escola e facultativa ao aluno. Segundo a lei, a oferta da segunda disciplina de lingua estrangeira deveria ser no horário regular das aulas, mas ainda de acordo com Márcia Moreira, isto é inviável, sendo necessário ofertá-la em horário extra.

No que diz respeito a educação básica, no ano de 1971, a lei 5.692, inclui nos currículos escolares o ensino obrigatório de “Educação Artística”, porém como “atividade educativa” e não como disciplina. Em 1996, esta lei é revogada pela criação da LDB cujo § 2o do artigo 26 prevê que “o ensino da arte, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”. 

Conforme o Parecer CNE/CEB de nº 22 aprovado em 2005, substituiu-se o nome de “Educação Artística” pela designação: “Arte, com base na formação específica plena em uma das linguagens: Artes Visuais, Dança, Música e Teatro”, dando-lhe maior abrangência e complexidade. Dessa forma, dentro da disciplina de Artes deve-se trabalhar conteúdos como os acima citados. Além disso, em 2008 foi criada a lei 11.769 que torna obrigatório o ensino de música nas escolas, no entanto não exclusivo, conforme esclarece a publicação de nosso blog entitulada “O Ensino da Música na Educação Básica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário