quarta-feira, 30 de maio de 2012

Movimento Stop DSM - Psicopatologia um tema sempre em debate: controvérsias sobre os DSM's




O evento "Psicopatologia um tema sempre em debate: controvérsias sobre os DSM's" realizado no Campus Dom Bosco da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), representou a etapa brasileira do Movimento STOP DSM, que vem sendo realizado em vários países como França, Espanha e Argentina. Na tradução para o português, DSM significa Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

A palestra de abertura, no dia 15 de maio, contou com a participação do Prof Dr. François Sauvgnat, da Universidade de Rennes, França, que discutiu a articulação da Psicopatologia e os DSM's. Sauvgnat demonstrou a deficiência dos Estados Unidos em relação aos serviços de saúde mental uma vez que este país ocupa a 36a. posição no ranking oficial da ONU sobre a eficiência dos serviços de Saúde Mental.

Na mesa redonda do segundo dia, 16 de maio, foi discutida a "Reabilitação do ponto de vista do social e da clínica: controvérsias e convergências" com as falas dos Profs. Drs. da UFSJ: Roberto Calazans e Fuad Kyrillos, do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Psicanálise (NUPEP) e Walter Mello Junior e Marcelo Dalla Vecchia, do Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP).

Na quinta-feira, dia 17 de maio, participaram da mesa os pós-graduandos em Psicologia da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que deram suas contribuições sobre o tema em discussão de acordo com suas respectivas pesquisas.

O encerramento do evento aconteceu no dia 18 de maio e dividiu-se em dois momentos: pela manhã, com as apresentações de pesquisas de Iniciação Científica dos alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e UFSJ e à tarde, três mesas redondas com Profs. Drs. da UERJ, UFMG, UFPR, UFSJ e USP.

Em breve disponibilizaremos os links das apresentações completas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário