quarta-feira, 11 de abril de 2012

Programa Nacional de Tecnologias Educacional - ProInfo


O Programa Nacional de Tecnologia Educacional - ProInfo - é um programa com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Esse programa leva às escolas computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Em contrapartida, Estados, Distrito Federal e Municípios devem garantir a estrutura adequada (espaço físico e mobiliário) para receber os laboratórios e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.

O Proinfo é programa que visa promover um avanço para a educação, entretanto, ainda há obstáculos que dificultam o pleno alcance de seus objetivos. As escolas visitadas em São João del Rei relatam que suas maiores dificuldades são a disponibilidade de espaço físico para alocação do laboratório e, principalmente, a ausência de um profissional capacitado para acompanhar e orientar o uso dos computadores pelos alunos ou a disponibilidade de um de seus profissionais para atender a todas as turmas; além disso, alguns professores não tem conhecimento em informática e não há interesse por parte deles em aprender.

Diante dessa situação, uma das saídas encontradas pelas escolas foi improvisar de acordo com as possibilidades e recursos de cada uma. Sem uma sala extra que possa abrigar os computadores, essas escolas se veem obrigadas a desocupar ou reorganizar as salas que possuem como forma de se manter no processo de seleção e não perder essa oportunidade. Quanto ao problema que diz respeito a ausência de profissionais capacitados, as soluções foram: dividir horários durante o período de aulas entre os professores que tem interesse e condições de orientar, para que estes levem suas turmas para sala de informática e trabalhem o conteúdo oferecido pelo MEC (já implantado nas máquinas); deslocar um professor de outro turno para que fique responsável pela supervisão dos alunos durante o uso do laboratório; ou mesmo buscar apoio em cursos de informática para que, em curtos períodos de tempo, técnicos instruíssem seus professores.

A partir da identificação dessas dificuldades, uma iniciativa da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ -, por meio de um projeto de extensão intitulado “Qualificação de professores de São João del-Rei no uso de tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de mediação pedagógica”, tinha por objetivo qualificar professores da rede municipal de educação para o uso das tecnologias de informação e comunicação, especificamente computadores, incluindo softwares e Internet como ferramentas didático-pedagógicas, na busca da inclusão digital e da melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O projeto, desenvolvido por professores dos cursos de psicologia, pedagogia e engenharia mecânica, teve início com a participação de 220 professores de escolas municipais, que durante quatro meses foram instruídos para utilização do computador, Internet e os programas básicos que o Linux Educacional 3.0 oferece, uma vez que é esse o sistema operacional que tem sido adotado nas escolas. Além disso, foram realizadas palestras e debates sobre tecnologia. Ao final do projeto, 110 professores estiveram ativos e receberam o certificado de participação. 

Contudo, projetos e iniciativas pontuais não são suficientes para resolver as questões, pois além da falta de qualificação profissional e de espaço físico, outras dificuldades foram citadas, como por exemplo: o mobiliário para construção do laboratório não está incluso no programa, uma despesa fora do orçamento da
escola; com a falta de um profissional responsável exclusivamente pelo laboratório, o acesso dos alunos aos computadores é restrito aos horários e adequações improvisadas pelas escolas e não havendo também como supervisionar o uso da Internet deixa esse recurso inutilizado nos horários extra-aula.

Diante de tantas dificuldades apresentadas pelas escolas, não seria necessária uma reestruturação do ProInfo ou a criação de programas paralelos que suprissem estas dificuldades? Não seria necessária a inclusão de um técnico de informática como funcionário dentro das instituições de ensino beneficiadas com o ProInfo, ou mesmo de um programa de capacitação para que todo o corpo docente pudesse se especializar? Se programas de implantação de novos métodos para o ensino são criados e aprovados, não deveriam ser criados estrutura e suporte completos, de forma que o principal objetivo, integração dos alunos à informática como forma de aprendizagem, fosse alcançado?

Para obter mais informações sobre o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, clique aqui

Gostaríamos de agradecer a Tatiana Detomi Ramos pelas informações fornecidas sobre o projeto “Qualificação de professores de São João del-Rei no uso de tecnologias de informação e comunicação como ferramenta de mediação pedagógica”.



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