terça-feira, 25 de novembro de 2014

Filmes nacionais nas escolas



A utilização de recursos audiovisuais como ferramenta pedagógica é uma prática utilizadas por grande parte das escolas brasileiras. Filmes, documentários, vídeos, amadores ou profissionais, nacionais ou estrangeiros, são comumente produzidos e reproduzidos como auxílio ao processo de mediação, pela escola, dos alunos com o universo cultural, através da cinematografia.

Com a nova Lei 13006, de 24 de junho de 2014, a exibição de filmes nacionais passa a ser um complemento a proposta curricular das escolas. As instituições escolares de educação básica (infantil, fundamental e médio) têm agora a obrigatoriedade de passar filmes de produção nacional por, no mínimo, duas horas mensais integradas à proposta pedagógica da escola. Esta proposta vem criar ou repensar práticas escolares de utilização do cinema como material contribuinte para formação do estudante como sujeito pensante, crítico e formador de opinião. A intenção da nova lei é tornar o processo educativo mais atrativo, como também, incentivar a utilização e visualização de filmes por alunos e professores; valorizar e divulgar a produção do cinema nacional e também relacionar e contextualizar o conteúdo escolar com a realidade cotidiana, trabalhando os inúmeros elementos trazidos pelo cinema.

O conteúdo da Lei se apresenta de forma pontual e reduzida, ampliando ainda mais o debate a respeito da utilização dos recursos audiovisuais na educação. A configuração do texto oferece as escolas uma total autonomia para utilização do recurso de acordo com a proposta pedagógica de cada instituição. A ausência de uma diretriz que regulamenta a nova prática possibilita várias reflexões sobre o tema, como: de que maneira a prática deve ser integrada à proposta pedagógica da escola? Como relacionar o conteúdo escolar aos elementos trazidos pelos filmes? Como será feita a mediação entre o conteúdo dos filmes e a vivência do educando numa perspectiva multidisciplinar? Qual forma de capacitação será oferecida aos docentes para trabalhar o recurso audiovisual como proposta pedagógica? Inúmeras outras questões compõem um repertório de discussões a cerca da prática deixando a cada instituição escolar, a responsabilidade, como também a liberdade, para trabalhar com o novo recurso de forma singular, respeitando a realidade social dos alunos e da comunidade, como também a autonomia pedagogia da escola.*

No município de São João del-Rei, a escolas ainda estão em fase de adaptação física e curricular para o cumprimento determinado pela Lei. Grande parte das escolas do município já utilizam de filmes no processo educativo, porém, de maneira isolada por turma e disciplina vinculadas à iniciativa do professor. A Superintendência de Ensino do município ainda estuda uma forma de implementar à política nas escolas de sua jurisdição, sendo prevista a sua efetivação somente para o próximo ano.   

Para mais detalhes, assista ao vídeo produzido pela TV Futura, onde alguns especialistas abordam os efeitos da nova lei na educação e no cinema brasileiro.

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