terça-feira, 20 de agosto de 2013

PROJOVEM CAMPO - SABERES DA TERRA






O Projovem Campo - Saberes da Terra  é um programa que tem por objetivo oferecer oportunidade aos jovens agricultores familiares, na faixa etária entre 18 e 29 anos, de concluir o Ensino Fundamental, elevando assim sua escolaridade. Segundo o Projeto Base – 2009 ,“mais amplamente, é objetivo do Programa contribuir para a formação integral do jovem do campo, potencializando a sua ação no desenvolvimento sustentável e solidário de seus núcleos familiares e comunidades, por meio de atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelecem as Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução CNE/CEB Nº 1 de 03 de abril de 2002”.

São disponibilizados recursos financeiros para a formação das turmas, integrando qualificação profissional e apoio à elaboração de propostas pedagógicas que busquem a formação desses jovens, em consonância com seu contexto histórico, político e social. As ações do Programa também visam à especialização e atualização pedagógica dos educadores que atuam nessa área.

Criado em 2005 , com o nome Saberes da Terra, foi integrado, em 2008, ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O curso tem a duração de dois anos e funciona pelo método de alternância, que consiste em alternar períodos de aulas tradicionais com períodos de aplicação supervisionada dos conhecimentos na comunidade. Dessa forma, busca-se que o aluno aprenda conteúdos e técnicas que lhe sejam úteis e possam ser colocados em prática em sua vivência no campo.

A população do campo necessita de uma educação que considere suas especificidades, uma vez que se trata de uma parcela considerável da população do país. Dados referentes ao ano de 2006 mostram que 26,16% dos jovens agricultores não concluíram o primeiro segmento do Ensino Fundamental e 61,8% não concluíram a segunda metade, enquanto que na cidade os números apontam para 18% e 30%, respectivamente.

Alguns autores apontam que o conceito de Educação no Campo é recente e que as políticas voltadas para esse setor surgiram da pressão dos movimentos campesinos para que se criassem políticas públicas que beneficiassem o ensino no meio rural. Esse segmento da população não tem participado da construção dos parâmetros das teorias pedagógicas, ficando muitas vezes às margens do processo educativo.


Um comentário:

  1. no município de Itupiranga- Pará o projovem campo foi de grande aprendizado para todos os envolvidos no programa.

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