terça-feira, 9 de julho de 2013

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia



Essa semana entrevistamos o Diretor Geral do IFSULDEMINAS – Campus Poços de Caldas, Josué Lopes e a Assistente Social do IFSULDEMINAS – Campus Machado, Nathália Brant, que nos esclareceram várias dúvidas sobre os Institutos Federais. Vale a pena assistir o vídeo!

Em 29 de dezembro de 2008 foi promulgada a Lei 11.892, que transformava vários Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), Unidades Descentralizadas de Ensino (Uneds), escolas agrotécnicas, escolas técnicas federais e escolas vinculadas à universidades em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são um total de 38 em todos os estados brasileiros, tendo cada um vários campi espalhados em diversas cidades. Os IFs, juntamente com dois Cefets que não aderiram aos institutos, 25 escolas vinculadas à universidades e uma universidade tecnológica (UFTPR) formam a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Essa rede teve início em 1909, quando o então Presidente da República Nilo Peçanha criou 19 escolas de Aprendizes e Artífices que, mais tarde, deram origem aos Cefets. Em sua fundação, essas escolas eram destinadas às camadas mais pobres da população, com o objetivo de atender, educar e profissionalizar os meninos de modo que eles se tornassem úteis à Pátria e fiéis aos ideais republicanos. (Nádia Kunze, Revista Brasilis)

De acordo com o site oficial, a rede federal é hoje uma importante estrutura para que todas as pessoas tenham acesso às conquistas científicas e tecnológicas, e presta um serviço à nação qualificando profissionais para os diversos setores da economia brasileira, realizando pesquisa e desenvolvendo novos processos, produtos e serviços em colaboração com o setor produtivo. Essa ênfase dada à integração da educação técnica com o setor produtivo pode ser justificada pela necessidade de qualificação de mão-de-obra para a indústria, que cada vez mais busca esse tipo de profissional.

Atualmente a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica está vivenciando a maior expansão de sua história, juntamente com as comemorações de seu centenário. De acordo com o site oficial, entre 1909 e 2002 foram construídas 140 escolas técnicas no país, já entre 2003 e 2010 foram entregues à população 214 unidades de ensino. Ainda está prevista a criação de 208 novas escolas até o fim de 2014, contabilizando um total de 562 unidades e 600 mil vagas ofertadas. Esta expansão conta com um investimento do Ministério de Educação e Cultura da ordem de R$ 1,1 bilhão.

Fruto dessa estruturação, a principal forma de oferta de cursos técnicos nos Institutos Federais é de forma integrada ao ensino médio, o que nos traz a necessidade de uma maior reflexão sobre a característica da educação ofertada nos IFs. Como oferecer ensino de qualidade, com uma formação ampla e que forme um cidadão crítico de forma integrada com a formação técnica voltada para o mercado de trabalho?

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