terça-feira, 9 de abril de 2013

O Ensino da Música na Educação Básica




Diversos estudos discursam acerca dos benefícios trazidos pela música para a vida dos indivíduos. Já dizia o filósofo Friedrich Nietzsche que “sem a música a vida seria um erro”. É partindo dessa reflexão que faremos alguns apontamentos acerca da sua situação atual em ambiente escolar.

Em 2008 foi sancionada a Lei 11.769 que estabelece a obrigatoriedade do ensino musical nas escolas de educação básica (que engloba Educação Infantil e Ensino Fundamental), sendo de responsabilidade de cada escola encontrar o melhor meio e materiais para se trabalhar com a mesma. Ela não necessariamente precisa ser ministrada em disciplina isolada, podendo o conteúdo ser trabalhado dentro de outra disciplina, como as Artes Plásticas e o Teatro. Sendo assim, o conteúdo é obrigatório, mas a disciplina como matéria não. 

Sobre os benefícios trazidos pelo ensino musical em ambiente escolar, Sonia Regina Albano de Lima, diretora regional da Associação Brasileira de Ensino Musical - ABEM,  ressalta que "A música contribui para a formação integral do indivíduo, reverencia os valores culturais, difunde o senso estético, promove a sociabilidade e a expressividade, introduz o sentido de parceria e cooperação, e auxilia o desenvolvimento motor, pois trabalha com a sincronia de movimentos".

Um dos problemas para sua implementação diz respeito a dificuldade de acesso a materiais. De acordo com Cícero Mião, em entrevista a esse blog, uma alternativa é que sejam realizadas atividades que envolvam movimentação corporal, respiração e que ocorra a confecção de instrumentos, como por exemplo utilizando sucata, quando for necessário.

Outro problema é que nem sempre os professores estão preparados para ministrar aulas que consiga abranger o conteúdo musical. Uma alternativa são os cursos a serem realizados para os professores.

De acordo com a Professora Liliana Botelho, coordenadora no PIBID da Música e professora na Universidade Federal de São João del-Rei, existe um projeto dentro da Universidade chamado Vivências Musicais que visa a formação de professores, de modo a propiciar melhor ensino musical na educação infantil. O curso é gratuito.

Levando-se em consideração os diversos benefícios trazidos pela música para o ser humano, bem como a atual proposta de um ensino que permita aos alunos esse contato, cabe reflexão sobre a atual prática pedagógica musical sobretudo no ambiente escolar e pensar em possíveis estratégias visando melhorias, o que inclui analisar os benefícios e também as dificuldades encontradas na realização de tal proposta.

2 comentários:

  1. É obrigatório desde 2008? Ihhhh As escolas aqui em SJR estão atrasadas 5 anos!

    ResponderExcluir
  2. A lei é de 2008, porém as escolas teriam um prazo de 3 anos, isto é, até 2011 para se adaptarem, sendo obrigatório trabalhar o conteúdo musical se alguma forma nas escolas a partir do ano de 2012.

    ResponderExcluir