quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Expansão Universitária: o caso de um restaurante universitário



O Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI - iniciado em 2003, tem como um dos objetivos promover ações para a ampliação ao acesso e à permanência na educação superior. Nesse contexto, o governo federal lançou diversas medidas que favoreceram o crescimento das Universidades Federais com subsidios para a expansão das mesmas em diferentes aspectos, do físico ao acadêmico. O prazo proposto pelo Ministério da Educação (MEC) para o comprimento dessas metas pelas universidades é 2012.

Esta política pública teve como um dos grandes impactos na universidade que aderiram a ela, o crescimento significativo do número de estudantes. Este fato gerou consequências para as cidades em que elas estão inseridas. As cidades do interior, de uma forma geral, não conseguiram acompanhar o crescimento de sua sua universidade. Podemos dar como exemplo,  questões como moradias, restaurantes, estacionamentos e transito.
Autores da Psicologia Ambiental, apontam que a noção de ambiente envolve as pessoas, os objetos e os lugares frequentados por indivídos em múltiplos contextos. Nessa perspectiva, podemos considerar que o ambiente afeta as pessoas tanto por suas características sociais, que incluem seus significados e seus valores, quanto por suas características físicas, que incluem infraestrutura do espaço.

O REUNI foi instituído pelo decreto número 6.096, datado de 24 de abril de 2007, que explicita as diretrizes para o processo de expansão universitária ao nível de graduação destacando questões como: a redução da taxa de evasão, o aumento do número de vagas, o preenchimento das vagas ociosas; a revisão e a reestruturação da estrutura acadêmica; o investimento nas políticas de inclusão e assistência estudantil, entre outras. Todas essas questões tem como objetivo declarado elevar a qualidade do ensino.

Com a adesão ao REUNI em 2008,  a Universidade Federal de São João del Rei, (UFSJ) obteve verba para a construção de um restaurante universitário (RU). A cidade de São João del Rei, possui três campi, o Campus Santo Antônio (CSA), o Campus Dom Bosco (CDB) e o Campus Tancredo Neves (CTAN). O primeiro localizado no centro da cidade, o segundo a 2,6 quilômetros desse, e o terceiro a 5,2 quilômetros. Cabe destacar que a UFSJ não possui ainda restaurante universitário, sendo que o primeiro será instalado no CTAN que se localiza em perímetro rural.

Pensando na questão da mobilidade, um grupo de alunos do Departamento de Psicologia da UFSJ realizou uma pesquisa com objetivo de fazer um levantamento das opiniões dos estudantes dos campi Santo Antonio e Dom Bosco em relação à instalação do RU no Campus CTAN. Entre os fenômenos levantados pela pesquisa foi questionado se os estudantes da UFSJ consideram importante a universidade possuir um restaurante universitário e que fatores levariam ou não esses estudantes a se dirigirem até esse restaurante para fazerem suas refeições. Os resultados apontaram que 62% dos alunos não concordam com a construção do RU no CTAN, 31,5% concordam, 4,8% não deram opinião e 1,7% se posicionaram como indiferentes.

A construção do RU é uma tentativa da instituição de oferecer uma melhor qualidade de vida aos alunos, incluindo a oferta de uma refeição mais balanceada, além da possibilidade de trocas sociais. As respostas obtidas permitem destacar a importância de fatores relacionados ao ambiente físico que prejudicam, inclusive, a intenção de utilização do novo espaço pelos estudantes. O principal fator correlacionado aos questionamentos é a dificuldade de acesso e de mobilidade. Consideramos que a influência desse novo ambiente poderá trazer benefícios para a comunidade acadêmica, contudo, torna-se necessário um planejamento adequado para facilitar sua utilização. Na realidade, faz-se necessário um novo olhar sobre a distância do CTAN e sobre a questão do transporte na cidade de São João del-Rei.

Assim, o caso do RU da UFSJ nos permite refletir sobre o impacto das Políticas Públicas na vida das pessoas e das suas cidades. A adesão a uma política exige planejamento e estruturação necessárias para o seu sucesso.

Um comentário:

  1. Percebe-se claramente a necessidade dos alunos da Universidade de ter um local adequado e que se enquadre no ritmo de vida estudantil universitária, tanto em relação ao tempo que é gasto no preparo quanto financeiramente.
    Acredito que o RU seja indispensável no Campus CTan, por ter muitos alunos que passam grande parte do dia lá e ser o local escolhido para expansão da UFSJ, mas lá não deveria ser o único local... Além de ser muito distante dos demais campi e do centro da cidade, não comporta o maior número de estudantes.

    ResponderExcluir