O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC é uma iniciativa do Governo Federal que tem como principal objetivo ampliar a
oferta de cursos de educação profissional e tecnológico. A partir dessa ideia o
Programa busca democratizar a oferta de cursos profissionalizantes; investir
nas escolas das redes estaduais que oferecem esses cursos; possibilitar
oportunidades de formação inicial e continuada, além de qualificação
profissional; apoiar, por meio de recursos pedagógicos, a oferta de educação
profissional e tecnológica; melhorar a qualidade do Ensino Médio.
Para alcançar esses objetivos, o PRONATEC propõe um conjunto
de iniciativas tais como Expansão da Rede Federal, Programa Brasil Profissionalizado, Bolsa Formação,
dentre outros.
De acordo com Santos e Rodrigues (2012) a meta do Programa é atingir 8 milhões de beneficiados, criar 200 novas escolas
técnicas federais e investir 1 bilhão de reais.
Esses mesmos autores pontuam que, na última década,
buscou-se construir um modelo de educação comprometido em construir uma
compreensão crítica a respeito do mundo do trabalho, com uma menor preocupação
com o aprendizado do ofício em si. Por sua vez, o PRONATEC, ao ter como
objetivo principal a preparação do trabalhador para suprir uma demanda de mão-de-obra
especializada do mercado, se coloca na contramão desse compromisso, assumindo
uma lógica tecnicista.
Para abrir a discussão, ficam algumas questões: ao investir
nos cursos técnicos, com vistas a abastecer a demanda de mão-de-obra, o governo
se coloca como aliado dos interesses do mercado? Seria essa iniciativa a melhor
maneira de se corrigir as desigualdades sociais?
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