Acontecerá no próximo dia 25, em todo o Brasil, a aplicação
das provas do Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes. De acordo com
o INEP, o objetivo do Enade é avaliar o desempenho dos estudantes com relação
aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de
graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao
aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos
estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O exame tem caráter compulsório pois a colação de grau do
aluno está condicionada à participação no Exame, sendo este condição
indispensável para emissão do certificado. O primeiro ano de aplicação do exame
foi 2004, em substituição ao Exame Nacional de Cursos, mais conhecido como
Provão.
A inscrição para a prova é feita pelas instituições de
ensino superir - IES e os alunos inscritos têm acesso a mesma pelo site do
INEP. Este ano, apenas alunos concluintes irão realizar as provas, pois a
avaliação dos alunos ingressantes será feita por meio das notas das provas do ENEM.
E para garantir uma avaliação de todas as área do conhecimento essas são
avaliadas, pelo menos, a cada três anos.
De acordo com a Portaria Normativa MEC no 6, de 14/03/2012,
em seu Artigo primeiro, o ENADE no ano de 2012, será aplicado para fins de
avaliação de desempenho dos alunos dos cursos que: I - conferem diploma de
bacharel em: a) administração; b) ciências contábeis; c) ciências econômicas;
d) comunicação social; e) design; f) direito; g) psicologia; h) relações
internacionais; i) secretariado executivo; j) turismo; II - conferem diploma de
tecnólogo em: a) gestão comercial; b) gestão de recursos humanos; c) gestão
financeira; d) logística; e) marketing; f) processos gerenciais.
O Enade é uma das três modalidades principais de
instrumentos de avaliação que integra o Sistema Nacional de Avaliação da
Educação Superior - SINAES, juntamente com a avaliação institucional e a
avaliação dos cursos de graduação. A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da
parte de formação geral, com peso de 25% na nota final e 30 da parte de
formação específica da área, com peso de 75%, contendo as duas partes questões
discursivas e de múltipla escolha.
(http://portal.inep.gov.br/perguntas-frequentes1)
No caso do Enade, enquanto instrumento de avaliação do
SINAES, que visa a melhoria do ensino superior, é preciso apontar algumas
questões. Elizabeth Balbachevsky, docente da USP aponta que o modelo do MECpara avaliação do ensino superir é insuficiente.
Além disso algumas polêmicas envolvem a realização das provas, neste ano foramencontradas fraudes nos dados passados por algumas instituições de ensino parao MEC.
A revolta em relação ao exame ser insuficiente e casos como o apresentado
acabam por fazer surgirem os boicotes da prova por parte de estudantes e
universidades. Um exemplo de crítica ao modo de avaliação do ENADE é que o
exame não separa universidades públicas de privadas, elas são avaliadas da
mesma forma o que pode ser considerado uma falha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário