O Projovem Campo - Saberes da Terra é um programa que tem por objetivo oferecer oportunidade aos
jovens agricultores familiares, na faixa etária entre 18 e 29 anos, de concluir
o Ensino Fundamental, elevando assim sua escolaridade. Segundo o Projeto Base – 2009 ,“mais amplamente, é objetivo do Programa contribuir para a formação
integral do jovem do campo, potencializando a sua ação no desenvolvimento
sustentável e solidário de seus núcleos familiares e comunidades, por meio de
atividades curriculares e pedagógicas, em conformidade com o que estabelecem as
Diretrizes Operacionais para Educação Básica nas Escolas do Campo – Resolução
CNE/CEB Nº 1 de 03 de abril de 2002”.
São disponibilizados recursos financeiros para a formação das turmas, integrando qualificação profissional e apoio à elaboração de propostas pedagógicas que busquem a formação desses jovens, em consonância com seu contexto histórico, político e social. As ações do Programa também visam à especialização e atualização pedagógica dos educadores que atuam nessa área.
São disponibilizados recursos financeiros para a formação das turmas, integrando qualificação profissional e apoio à elaboração de propostas pedagógicas que busquem a formação desses jovens, em consonância com seu contexto histórico, político e social. As ações do Programa também visam à especialização e atualização pedagógica dos educadores que atuam nessa área.
Criado em 2005 , com o nome Saberes da Terra, foi integrado,
em 2008, ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). O curso tem a
duração de dois anos e funciona pelo método de alternância, que consiste em
alternar períodos de aulas tradicionais com períodos de aplicação
supervisionada dos conhecimentos na comunidade. Dessa forma, busca-se que o
aluno aprenda conteúdos e técnicas que lhe sejam úteis e possam ser colocados
em prática em sua vivência no campo.
A população do campo necessita de uma educação que considere
suas especificidades, uma vez que se trata de uma parcela considerável da
população do país. Dados referentes ao ano de 2006 mostram que 26,16% dos
jovens agricultores não concluíram o primeiro segmento do Ensino Fundamental e
61,8% não concluíram a segunda metade, enquanto que na cidade os números
apontam para 18% e 30%, respectivamente.
Alguns autores apontam que o conceito de Educação no Campo é
recente e que as políticas voltadas para esse setor surgiram da pressão dos
movimentos campesinos para que se criassem políticas públicas que beneficiassem
o ensino no meio rural. Esse segmento da população não tem participado da
construção dos parâmetros das teorias pedagógicas, ficando muitas vezes às
margens do processo educativo.
no município de Itupiranga- Pará o projovem campo foi de grande aprendizado para todos os envolvidos no programa.
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